Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Comissão Organizadora do Congresso socialista rejeita debater estatutos por violar regras

Lusa

  • 333

Lisboa, 23 abr (Lusa) - A Comissão Organizadora do XIX Congresso Nacional do PS rejeitou hoje qualquer debate de natureza estatutária na reunião magna dos socialistas, argumentando que a alteração de regras a meio do processo violaria o funcionamento democrático do partido.

"O cumprimento das regras estatutárias é essencial para o funcionamento democrático do Partido Socialista. A alteração das regras a meio ou, pior ainda, no final de um processo constituiria uma séria violação do funcionamento democrático, desde logo o do direito de iniciativa dos militantes", refere a Comissão Organizadora do Congresso (COC), em comunicado divulgado hoje "face a notícias vindas a público sobre os trabalhos do próximo Congresso Nacional do PS".

A COC afirmou que os documentos em debate no Congresso são as "moções políticas de orientação nacional, apresentadas até ao dia 28 de fevereiro de 2013, e desde que sejam subscritas por um mínimo de 50 delegados" e acrescentou que são estes os documentos em debate no sábado.