Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência: Expedição científica descobre novas espécies nas Berlengas

Lusa

  • 333

Peniche, 29 set (Lusa)- Os cientistas que integram a expedição às Berlengas terão descoberto quatro a cinco novas espécies para a ciência das 120 observadas pela primeira vez junto àquele arquipélago, disse hoje o coordenador da missão.

No último dia da expedição a bordo do antigo bacalhoeiro 'Creoula', Frederico Dias afirmou à agência Lusa que o investigador alemão Bjorne Bening, especialista em briozuários, organismos pouco estudados que parecem plantas, mas que são animais, terá descoberto quatro ou cinco organismos desse grupo e que são completamente novos para a ciência.

Contudo, a validação da descoberta carece de estudos laboratoriais, que vão começar logo após o fim da missão, prevista para domingo, ocasião em que o 'Creoula' regressa a Lisboa. Por serem ainda pouco conhecidos pela ciência e por o arquipélago das Berlengas ter ainda muito por descobrir pelos cientistas, os investigadores observaram 80 espécies diferentes de briozuários das 120 descobertas pela primeira vez nas Berlengas.