Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Chumbo/TC: Vítor Gaspar apresenta garantias do cumprimento das metas na Irlanda

Lusa

  • 333

Lisboa, 11 abr (Lusa) - O secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros afirmou que o Governo trabalha desde sexta-feira em garantias para apresentar nas reuniões do Eurogrupo e Ecofin que convençam os países a aprovar uma extensão nas maturidades dos empréstimos.

"O que precisa para se manter a linha que vinha a ser construída de confiança e de credibilidade do nosso país face aos nossos parceiros europeus é que o Governo dê garantias. Essas garantias é aquilo em que o Governo tem vindo a trabalhar afincadamente desde sexta-feira à noite junto dos parceiros internacionais", afirmou Luis Marques Guedes após a reunião do Conselho de Ministros.

O governante, após questionado se Vítor Gaspar já teria levado medidas para compensar o chumbo do Tribunal Constitucional para apresentar aos parceiros europeus nas reuniões do Eurogrupo e do Ecofin, em Dublin, explicou que será dessas "garantias", e da credibilidade com que serão vistas pelos parceiros internacionais, que poderá vir ou não o sucesso no pedido de extensão do prazo de pagamento de alguns dos empréstimos internacionais a Portugal, que deveria ser discutido este final de semana na capital irlandesa.