Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Chumbo/TC: Governo só explica medidas a parceiros após negociação com 'troika'

Lusa

  • 333

Lisboa, 16 abr (Lusa) - Os parceiros sociais questionaram hoje o Governo sobre as medidas a serem adotadas na sequência do chumbo do Tribunal Constitucional (TC), mas o secretário de Estado do Emprego insistiu que estas têm que ser negociadas previamente com os credores internacionais.

"Obviamente estando o país sob a influência de um programa de assistência económico e financeiro há uma negociação prévia com a 'troika', como não podia deixar de ser. Numa fase ulterior as questões serão trazidas quer a Concertação Social quer, aquelas que são mais específicas, às negociações bilaterais na Administração Pública", disse Pedro Roque à saída da reunião.

Os parceiros sociais foram unânimes na reunião de hoje em criticar esta forma de atuação do Governo, exigindo fazer parte das negociações e conhecer as intenções do executivo nesta matéria, nomeadamente questionando sobre a carta escrita pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, à 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional).