Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Chumbo/TC: Eurogrupo espera que Governo e 'troika' acordem rapidamente medidas compensatórias

Lusa

  • 333

Dublin, 12 abr (Lusa) -- O presidente do Eurogrupo disse hoje, em Dublin, esperar que o Governo português chegue a acordo "nas próximas semanas" com a 'troika' sobre novas medidas que compensem aquelas chumbadas pelo Tribunal Constitucional, de modo a "fechar" a sétima avaliação.

"Espero que as autoridades, em consultas com a 'troika', finalizem este processo ao longo das próximas semanas. Isso permitir-nos-ia aprovar a sétima revisão (do programa de ajustamento) na nossa próxima reunião, em maio, como sempre depois de um parecer positivo da 'troika'", afirmou Jeroen Dijsselbloem.

O presidente do Eurogrupo, que falava no final de uma reunião informal dos ministros das Finanças da zona euro, em Dublin, disse que o ministro Vítor Gaspar deixou no encontro a garantia de que as autoridades portuguesas "vão rapidamente acordar com as instituições da 'troika' [Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu] medidas compensatórias, baseadas em controlo da despesa, na sequência do acórdão do Tribunal Constitucional relativamente a certos elementos do orçamento de 2013".