Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Bruxelas pede aos Estados-membros maior aposta na investigação e desenvolvimento

Lusa

  • 333

Bruxelas, 23 set (Lusa)- A Comissão Europeia pediu maior empenho dos Estados-membros na criação do Espaço Europeu da Investigação, defendendo um reforço do investimento público e da ligação à indústria e apelando à redução das barreiras aduaneiras.

Em comunicado divulgado hoje em Bruxelas, a Comissão Europeia diz que o mercado único para a investigação "está mais perto, mas ainda não é uma realidade", e que ainda há vários objetivos por atingir até 2014, data definida pelos líderes europeus para o estabelecimento do Espaço Europeu da Investigação.

"Este relatório mostra que ainda temos muito trabalho pela frente, o investimento na investigação e desenvolvimento é fundamental, mas precisamos de sistemas plenamente funcionais para que esse dinheiro seja usado da melhor forma. Precisamos que todos os Estados-membros da União Europeia e todas as partes envolvidas no financiamento da investigação e inovação deem um grande impulso ao Espaço Europeu de Investigação", afirma a comissária europeia para a Investigação, Inovação e Ciência, Máire Geoghegan-Quinn.