Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Banif vai pedir às Finanças adiamento do aumento de capital - presidente

Lusa

  • 333

Lisboa, 28 mai (Lusa) - O Banif vai pedir às Finanças mais tempo para realizar o aumento de capital, disse à Lusa o presidente do banco, o que a concretizar-se também deverá adiar o pagamento ao Estado de parte do empréstimo obtido pela instituição.

"Considerando que até ao momento ainda não obtivemos o acordo de princípio da Direção-Geral da Concorrência [da Comissão Europeia] relativamente ao plano de reestruturação, o banco vai solicitar ao Ministério das Finanças uma reformatação da transação do aumento capital do banco", disse à Lusa o presidente executivo do Banif, Jorge Tomé.

Em janeiro, o Banif recebeu 1.100 milhões de euros de dinheiros públicos no âmbito de um processo de recapitalização que deixou o Estado com o controlo de mais de 90% da instituição. Em contrapartida, ficou obrigado a realizar um aumento de capital de 450 milhões de euros até ao final de junho para que o controlo do banco regressasse a mãos de investidores privados. O banco também se comprometeu a devolver ao Estado, até ao final de junho, 150 milhões de euros do financiamento que obteve.