Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Bancos portugueses vão ter este ano um "fraco" desempenho - Fitch

Lusa

  • 333

Lisboa, 27 fev (Lusa) -- Os bancos portugueses vão continuar a registar imparidades para perdas com crédito, estima a agência de notação financeira Fitch, que antecipa que a banca nacional tenha um "fraco desempenho" este ano.

Numa nota hoje divulgada, a agência de 'rating' considera previsível que continue este ano o aumento do crédito malparado registado no segundo semestre de 2012 e que penalizou os resultados dos principais bancos. Isto porque, estima a Fitch, o Produto Interno Bruto (PIB) deve cair 1,5% e o desemprego atingir os 16,5% da população ativa.

A agência diz mesmo que "espera um fraco desempenho dos bancos portugueses em 2013", com a manutenção da pressão sobre os custos do financiamento a retalho, as baixas taxas de juro e os custos do capital dos bancos que recorreram à ajuda do Estado (BCP, BPI e Caixa Geral de Depósitos, entre os bancos que a agência segue). Apesar de os bancos deverem aumentar os juros dos novos empréstimos, a Fitch considera pouco provável que compense estas perdas.