Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Bancos com dinheiros públicos já estão obrigados a financiar a economia - Ministro das Finanças

Lusa

  • 333

Lisboa, 20 mar (Lusa) - O ministro das Finanças disse hoje no parlamento que o financiamento da economia está entre as condições que têm de cumprir os bancos recapitalizados com dinheiro público, depois de partidos da oposição terem pedido a obrigatoriedade de estes emprestarem dinheiro.

"No contrato e no programa de ajustamento, existem condições que os bancos têm de preencher incluindo, individual e coletivamente, a concessão de crédito à economia. Consequentemente, estas dimensões estão devidamente acauteladas pela forma como é feita a recapitalização pública", disse hoje o ministro das Fina1nças, Vítor Gaspar, no parlamento.

O responsável esteve hoje na Assembleia da República, em Lisboa, para a discussão da alteração à lei da recapitalização da banca. Se for aprovada, o Estado passa a poder obrigar os bancos a usarem o capital dos contribuintes para cumprirem as exigências de solvabilidade dos reguladores, mesmo quando os seus acionistas não aprovem a intervenção do Estado em assembleia-geral.