Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Banca: Quatro principais bancos já cumprem requisitos de capital - Governador BdP

Lusa

  • 333

Lisboa, 29 jun (Lusa) - Os quatro principais bancos portugueses já cumprem os requisitos em termos de rácios de capital exigidos quer pela Autoridade Bancária Europeia (EBA) quer pelo Banco de Portugal, disse hoje no parlamento o governador do supervisor português, Carlos Costa.

"Hoje vamos emitir um comunicado em que [dizemos que] os quatro bancos portugueses cumprem não só os requisitos da EBA como satisfazem requisitos para dezembro [do Banco de Portugal] quanto ao rácio de capital 'core tier 1'", disse hoje Carlos Costa perante os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças.

Os principais bancos portugueses têm de cumprir até dezembro a meta de um rácio de capital 'core tier 1' (a medida mais eficaz de avaliar a solvabilidade de um banco) de 10 por cento, de acordo com as regras do Banco de Portugal. Até final deste mês, cuja esta sexta-feira é o último dia útil, os bancos têm de ter este rácio nos 9,0 por cento, segundo os critérios da Autoridade Bancária Europeia (EBA em inglês), que são mais exigentes uma vez que incluem a exposição das instituições à dívida soberana e ao setor público.