Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Aviação: Grupo TAP em "situação crítica" regista prejuízos de 140 ME até junho - Parpública

Lusa

  • 333

Lisboa, 31 ago (Lusa) -- O grupo TAP apresentou prejuízos de 140 milhões de euros no primeiro semestre, três milhões acima do registado no período homólogo de 2011, atingindo capitais próprios negativos de 500 milhões, numa situação que a Parpública classifica como "crítica".

Em relatório enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Parpública, detentora da TAP enquanto gestora das participações do Estado, acredita que o resultado "venha a recuperar, embora se anteveja como muito difícil a anulação do prejuízo agora registado", com o endividamento a totalizar 1,1 mil milhões de euros.

"A situação financeira e patrimonial do Grupo TAP continua assim crítica com capitais próprios negativos que, após o prejuízo verificado no período, ultrapassam agora os 500 milhões de euros. A conquista de um acionista capaz de investir e dinamizar a reestruturação dos negócios é essencial e incontornável à manutenção de perspetivas de viabilidade empresarial do grupo", considera a empresa.