Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Aumento da despesa prova que Segurança Social funciona quando é mais necessária - Mota Soares

Lusa

  • 333

Lisboa, 22 nov (Lusa) - A subida da despesa social, em boa parte devido ao aumento do peso dos subsídios de desemprego, reflete que o sistema de Segurança Social está a funcionar quando é mais preciso, considerou hoje o ministro Pedro Mota Soares.

"Sabemos que, numa altura de crise, em que há um aumento do desemprego, isso tem um duplo efeito sobre as contas da Segurança Social. Por um lado, há uma diminuição de receitas para a Segurança Social, por outro lado, há um aumento da despesa social, nomeadamente, com o aumento do subsídio de desemprego", afirmou aos jornalistas o ministro da Solidariedade e da Segurança Social.

"Mas isso também nos diz que os sistemas sociais estão a funcionar quando são mais necessários. Foi exatamente por isso que o Governo tem vindo a alargar a cobertura do subsídio de desemprego para muitos trabalhadores que não tinham essa mesma cobertura, por exemplo, os trabalhadores a recibo verde que desempenham mais de 80% da sua atividade na mesma empresa", acrescentou.