Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Angola desconfia da boa-fé de Portugal no relacionamento bilateral - diário estatal

Lusa

  • 333

Luanda, 24 fev (Lusa) -- O diário estatal Jornal de Angola revela hoje em editorial "desconfiança" em relação à boa-fé de Portugal nas relações bilaterais, referindo haver "perseguições" aos interesses angolanos.

Assinado pelo seu diretor, José Ribeiro, e sob o título "Portugal e Jonas Savimbi", o texto surge em resposta à edição de sábado do semanário Expresso, que noticiou que o procurador-geral da República de Angola, João Maria Sousa, está a ser investigação em Portugal por "suspeita de fraude e branqueamento de capitais".

O diário estatal angolano salienta que, décadas depois da independência, em 1975, continuam a verificar-se "perseguições aos interesses de Angola em Portugal". Numa referência à recente visita a Angola do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Portas, o jornal prossegue: "Soa mal e gera muita desconfiança quando vem a Luanda um ministro do governo de Lisboa afiançar que a amizade entre Portugal e Angola continua de pé e os investimentos angolanos são 'bem-vindos' em Portugal".