Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Alteração à lei permite "maior controlo" do dinheiro do Estado nos bancos - Vítor Gaspar

Lusa

  • 333

Lisboa, 20 mar (Lusa) - O ministro das Finanças, Vitor Gaspar, disse hoje no Parlamento que a alteração à lei de recapitalização da banca permite um "maior controlo" do dinheiro público, o que torna mais atrativo para os acionistas privados recomprarem a posição do Estado.

"A lei da recapitalização bancária é crucial para a preservação do interesse público, não é uma iniciativa de apoio ao sistema bancário", disse hoje Vítor Gaspar, na Assembleia da República, em Lisboa, garantindo que a alteração hoje discutida no Parlamento continua a ter por objetivo "a estabilidade financeira, a confiança dos depositantes e os fluxos de crédito à economia".

Os partidos com assento parlamentar discutiram hoje, no plenário, a sexta alteração à lei de recapitalização da banca. Se for aprovada, o Estado passa a poder obrigar os bancos a usarem capital dos contribuintes para cumprirem as exigências de solvabilidade dos reguladores, mesmo quando os seus acionistas não aprovem a intervenção do Estado em assembleia-geral.