Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Ajuda Externa: Prazo para contratar empresas à gestão de créditos do BPN não foi cumprido - CE

Lusa

  • 333

Lisboa, 26 jun (Lusa) - Bruxekas considera que o Governo não cumpriu o prazo de até junho fechar a contratação das empresas que vão fazer a recuperação dos créditos do ex-BPN, mas prevê que tal aconteça até "meados de 2013".

Na avaliação da missão da Comissão Europeia à sétima avaliação do programa de resgate português, aparece como "não cumprido" a parte relativa ao concurso de contratação de empresas que vão tentar recuperar os 3,6 mil milhões de euros de créditos que estão na Parvalorem (uma das sociedades-veículo que absorveu ativos tóxicos do BPN), concurso que foi lançado no início do ano e que deveria ficar fechado até final do primeiro semestre deste ano.

Este é aliás, o único ponto relativo ao setor financeiro em que aparece a expressão "não cumprido". Em todos os outros, Bruxelas diz que foi cumprido o acordado, caso dos rácios de capital da banca ou da execução pelos bancos dos resultados das inspeções do Banco de Portugal. Aparece ainda como "parcialmente cumprido" o estudo sobre emissão conjunta de dívida pelas Pequenas e Médias Empresas (PME), de modo a melhorarem o seu financiamento.