Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

África tem maior área agrícola do mundo mas comércio regional é escasso - UNCTAD

Lusa

  • 333

Nova Iorque, 11 jul (Lusa) - Os 54 países de África têm a maior área cultivável do mundo, mas as trocas comerciais entre eles na Agricultura representam apenas 15% do total entre 2007 e 2011, revela o relatório Desenvolvimento Económico em África - 2013.

O relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), divulgado hoje em Nova Iorque, constata que um dos principais problemas no que diz respeito ao desenvolvimento africano é a escolha que os governos fazem relativamente às importações de bens e serviços, optando por ir buscá-los a outros continentes em vez de aproveitarem os recursos internos do próprio continente.

"O problema das oportunidades por explorar no comércio intra-africano é particularmente evidente no caso da agricultura. África é o continente com a maior percentagem de solo cultivável por explorar", numa percentagem que pode chegar aos 60%, mas, "no entanto, só 14,8% das importações africanas na área da agricultura deram-se no continente no período entre 2007 e 2011, o que denota que quer a agricultura quer as trocas comerciais entre países africanos continuam significativamente subdesenvolvidas", refere o documento.