Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Acordo para empréstimos do BEI é "excelente, excelente ajuda" -- Durão Barroso

Lusa

  • 333

Bruxelas, 28 jun (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeu disse hoje, em Bruxelas, que o acordo sobre o regime português de garantia para empréstimos do Banco Europeu de Investimento (BEI) é uma "excelente ajuda" para as pequenas e médias empresas (PME) portuguesas.

Falando aos jornalistas no final do primeiro dia de uma cimeira de líderes europeus, Durão Barroso realçou que, "antes ainda do Conselho Europeu", a Comissão anunciou a formalização do acordo dado ao sistema de garantias "para que Portugal possa beneficiar de cerca de 2.500 milhões de euros de financiamento das PME", o que "é bastante dinheiro", e disse esperar "é que haja agora bons projetos das PME" portuguesas.

"Ou seja, aquele aumento que houve do financiamento do BEI, que não estava ainda concretizado, por várias razões, foi finalmente desbloqueado, e isto vai permitir que o BEI aumente os empréstimos às PME portuguesas através dos bancos portugueses, o que pode atingir uma carteira de empréstimos de cerca de 6 mil milhões de euros. É bastante dinheiro", apontou.