Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

25 de Abril: Cavaco propõe reflexão serena sobre programa de assistência e destaca objetivos alcançados

Lusa

  • 333

Lisboa, 25 abr (Lusa) - O Presidente da República propôs hoje uma reflexão "serena e objetiva" do programa de assistência financeira, sublinhando que apesar das consequências gravosas há que reconhecer os objetivos alcançados e o sentido de responsabilidade revelado pelos portugueses.

"É indiscutível que a execução do programa tem revelado consequências gravosas, que se fazem sentir duramente no dia-a-dia dos portugueses, em especial daqueles que não têm emprego. Mas, com idêntica imparcialidade devemos também reconhecer os objetivos alcançados", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, numa intervenção na 39ª sessão comemorativa do 25 de Abril, que decorreu na Assembleia da República.

Assinalando que dentro de dias se completam dois anos da data em que o Governo então chefiado pelo socialista José Sócrates se viu "na contingência de reconhecer o inadiável" perante a "iminência de colapso financeiro do Estado e da economia" e teve de solicitar auxílio externo, Cavaco Silva disse ser tempo de fazer "uma reflexão serena e objetiva" sobre a execução do programa de assistência financeira, "com vista a melhor prepararmos o futuro que se avizinha".