Há prazeres que só chegam mesmo com o bom tempo... O "Ler ao Cubo" é um deles. Funciona apenas na primavera e no verão (aos sábados, domingos e feriados da parte da tarde). Trata-se de uma extensão da Biblioteca Municipal de Coimbra no Parque Verde do Mondego (junto ao Pavilhão de Portugal).

Por uns minutos ou por umas horas, podem ali requisitar-se jornais, revistas (de informação, de música, de viagens, de conselhos práticos...), livros de leitura rápida (literatura, mas também guias de cidades, de animais...), livros infantis.

O nome, que remete para leituras elevadas à potência, tinha piada por si só, mas afinal é mesmo numa pequena estrutura em forma de cubo que o serviço funciona. E a oferta não se reduz a letras. Para as acompanhar, emprestam-se cadeiras descartáveis, almofadas, esteiras para estender na relva e ficar confortavelmente a ler com o Mondego aos pés.

Nos últimos domingos de cada mês, às 16 e 30 há uma hora do conto para os mais pequenos, em frente ao cubo. A próxima intitula-se "Contos do Mar".


ESPAÇO LER AO CUBO
Parque Verde do Mondego, Coimbra
Inf. 239 702 630
Até 30 Set, Sáb-Dom, Feriados 14h-19h