Jornal de Letras

Siga-nos nas redes

Perfil

Inquérito: Literatura de verão

Letras

  • 333

Mário João/ Visão

O que guaradaram para ler, neste verão, alguns dos nossos artistas nacionais? 1. Que livros leva ou guardou para ler (ou já leu) nestas férias? 2. Com que objetivo costuma escolher os livros para esta altura?

Ana Maria Magalhães  

1. Na Patagónia (Quetzal), de Bruce Chatwin; A Voragem (Teodolito), que foi o único livro de José Eustásio Rivera. Gosto muito da América do Sul.

2.Procuro livros que me apeteça ler, por pura diversão, e que me permitam, efetivamente, viajar sem sair de casa.

 * Escritora

 

João Salaviza  

1. Livros que se vão atrasando e sobrepondo na mesa-de-cabeceira. Como Contos de Tchekhov (Relógio D'Água) e Jogos da Noite (Antígona), de Stig Dagerman.

2. Normalmente leio livros que tenham alguma relação com o meu trabalho. Muitas vezes literatura que trata a adolescência ou com protagonistas adolescentes - coisas que, para além do estímulo do interesse, sejam uma fonte de ideias. 

 * Realizador de Cinema

 

João Tordo

1.O Amante Bilingue (Dom Quixote), de Juan Marsé; O Feitiço da Índia (Dom Quixote), de Miguel Real; Moby Dick (Relógio D'Água), de Herman Melville; O Aleph (Quetzal), de Jorge Luís Borges; A Última Canção da Noite (Dom Quixote), de Francisco Camacho; Índice Médio de Felicidade, do David Machado (só sairá em Setembro, mas eu tenho o manuscrito).

2. As minhas férias servem para escrever e para ler aquilo que não consegui ler durante o ano, ou livros que me interessa reler. Como estou na Galiza a escrever, tive uma vontade indómita de reler, pela quinta ou sexta vez, o Moby Dick, por exemplo; mas também quero ler os novos dos meus conterrâneos.

 * Escritor

 

Maria do Céu Guerra 

1. A Ilha de Sacalina (Relógio D'Água), de Tchekhov, porque estou a trabalhar numa peça sobre a vida do autor. Mas tenho algumas leituras atrasadas, para ler entretanto, de autores que gosto de seguir: As Confissões da Leoa (Caminho), de Mia Couto; A vida no Céu (Quetzal), de José Eduardo Agualusa.

2.Leio livros que me apetece reler, livros 'difíceis', que exigem mais tempo e atenção, ou livros relacionados com o meu trabalho. E quando vou para o estrangeiro gosto de levar um livro que tenha que ver com o local. Depois há, ainda, outras obras que me despertam interesse e não consigo ler antes.

 * Atriz e Encenadora

 

Rui Reinhinho

1.A Paixão de K (Porto Editora), de Miguel Miranda (o meu médico...); Wolf Hall (Civilização Editora), de Hilary Mantel (um romance histórico sobre os Tuddors).

2. Leio sempre coisas diversas. Para o verão costumo escolher livros portáteis, que posso levar na 'malinha' quando viajo. Mas nesta altura leio menos porque é de dia até mais tarde e eu prefiro ler de noite. Ou, então, àquela hora do calor em que me sinto dividido entre uma siesta e uma leitura.

 * Músico e Cantor