Objetivos/Descrição

O projeto InovCity, com inicio em 2010, materializa-se numa rede inteligente de energia que pretende potenciar a eficiência energética, a micro produção e a mobilidade elétrica, como veículo para a promoção da sustentabilidade da cidade.

Este projeto é da iniciativa da EDP Distribuição que tem vindo a alterar os tradicionais contadores de eletricidade por "energy boxes", isto é, contadores mais inteligentes que além de contabilizarem o consumo, funcionam como gestores do consumo doméstico. O elemento diferenciador destes aparelhos é permitirem ao consumidor o acesso a informação sobre o seu próprio consumo: horas de maior consumo, horas cuja tarifa é inferior, possibilitando corrigir hábitos e minimizar custos na faturação mensal. Os utilizadores podem, ainda, verificar os seus consumos reais e alterar o tarifário e a potência contratada, através deste novo sistema.

Por outro lado, a própria rede de distribuição, numa perspetiva de "InovGrid", torna este projeto inovador por comparação a outras cidades. A criação desta rede inteligente possibilita uma maior otimização dos sistemas de energia e a redução das emissões de CO2. A rede conta com sensores instalados ao longo da sua extensão, o que permite um melhor acompanhamento e avaliação, controlando as cargas, prevenindo avarias, etc., o que na prática contribui para uma diminuição dos custos de operação, uma melhor gestão da rede e um controlo mais eficiente sobre as fontes de produção de energia.

Integra ainda o projeto a promoção da eficiência energética no espaço público. Neste âmbito já foram alterados os sistemas de semaforização e a iluminação pública, de forma a criar soluções mais eficientes para a cidade. No que respeita à mobilidade, a rede de postos de abastecimento tem vindo a expandir-se de forma a cobrir o perímetro urbano, possibilitando ao cidadão o uso cómodo e eficiente de veículos elétricos.


Abrangência Territorial

Cidade de Évora 

 

Parceiros

EDP
Lógica
Inesc Porto
Efacec
Janz e Contar
Câmara Municipal de Évora

 

Resultados/Impactos

- 31.000 utilizadores dos sistema "energy box"
- 91 micro produtores que injetam 32,3 MWh na rede
- Espaço público mais eficiente do ponto de vista energético
- Criação de uma vasta rede de postos de abastecimento
- 340 postos de transformação EDP com "smart gates" instalados

 

Financiamento

EDP
Câmara Municipal de Évora
Período de Execução
Arranque em Abril de 2010
Projeto on-going

 

Links

http://www.inovcity.pt/pt/Pages/homepage.aspx