Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Urso solidário português pintado por Gustavo Fernandes

Voluntariado

  • 333

D.R.

O artista plástico foi convidado para representar Portugal, numa exposição que está, atualmente, junto à Torre Eiffel, em Paris

Ao todo, são 146 ursos de dois metros de altura pintados por artistas de todo o mundo, representando os países da ONU. Neste momento, estão em Paris, junto à Torre Eiffel, numa instalação circular que conta, também, com um animal made in Portugal.

Gustavo Fernandes foi o artista (editado pelo Centro Português de Serigrafia) convidado para pintar um United Buddy Bear (Ursos Companheiros Unidos). No final, as esculturas serão leiloadas e a verbas recolhidas reverterão para organizações de apoio à criança.

Esta iniciativa cultural solidária começou em 2001, quando perto de 350 ursos foram distribuídos pelas ruas e praças públicas de Berlim. Em 2002, a ideia foi afinada e criou-se o círculo dos United Buddy Bears, uma roda gigante de 180 metros de diâmetro, composta por animais pintados que formam uma exposição de arte internacional - A Arte da Tolerância.

Através de doações e leilões das esculturas exclusivas foram arrecadados (até 2011) quase dois milhões de euros, que tiveram como destinatárias a Unicef e outras organizações do género.

Pormenor do urso pintado por Gustavo Fernandes.