Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

União Europeia procura voluntários

Voluntariado

  • 333

Campo de refugiados de kakuma, Quénia

Gonçalo Rosa da Silva

A Comissão Europeia vai formar um corpo de voluntários para missões humanitárias com mais de 10 mil pessoas. Os candidatos podem trabalhar no terreno ou no computador, a partir de casa

De acordo com o projeto divulgado por Bruxelas, todos os cidadãos  europeus com idade superior a 18 anos podem candidatar-se à função de voluntário  ao serviço da ajuda humanitária da UE.  

A Comissão Europeia estima que cerca de  10 mil pessoas possam ser chamadas para operações de ajuda humanitária em  todo o mundo entre 2014 e 2020, sublinhando que apenas os candidatos bem preparados podem ser mobilizados. 

Os voluntários serão formados em ações coletivas no seio de grupos multinacionais  e poderão residir vários meses num outro país europeu para aí efetuarem  a sua aprendizagem, antes de serem enviados para o terreno. 

A iniciativa terá um orçamento de 239 milhões de euros, afetado a um  vasto programa de formação (58 milhões), ao envio de voluntários (137 milhões),  ao reforço das capacidades das populações afetadas por catástrofes (35 milhões) e a atividades de apoio.   

O dispositivo prevê igualmente a formação de 7 mil trabalhadores e voluntários locais de organizações instaladas nos países afetados por catástrofes. 

Um balcão de voluntariado online deverá permitir que mais 10 mil pessoas assistam os voluntários ao serviço da ajuda humanitária da UE em tarefas  que possam ser desempenhadas a partir de casa, através de um computador.