Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Trocar o escritório pelo voluntariado

Voluntariado

  • 333

Filipe Paiva

Mais de 600 voluntários vão deixar o emprego por um dia e dedicar-se a causas solidárias durante o maior evento de voluntariado empresarial do país

A 7ª edição do GIRO começa na hoje, 12, e prolonga-se até ao final deste mês. Onze localidades vão receber os voluntários das empresas associadas do GRACE (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial).

Todas as sextas-feiras, grupos de trabalhadores vão trocar o escritório pelo voluntariado e intervir no âmbito de projetos de solidariedade social.

Lisboa e Cascais contam com 403 voluntários inscritos. Porto, Gaia, Braga e Santa Maria da Feira com 147. Coimbra com 70. Faro e São Brás de Alportel com 40. E, pela primeira vez, a iniciativa também se vai realizar nos Açores, na Ilha de São Miguel, com a ajuda de 13 voluntários.

Ao todo, são mais de 600 pessoas que vão participar na requalificação de espaços de instituições de solidariedade social, em campanhas de defesa de animais e atividades de inclusão desportiva.

A CERCI Lisboa, a sede da Operação Nariz Vermelho, as Aldeias SOS de Gulpilhares, a mata do Buçaco, a Santa Casa da Misericórdia de Faro e a Casa do Gaiato de São Miguel, são algumas das instituições que vão receber voluntários.

Este ano, o evento privilegia os comportamentos sustentáveis, como ponte entre as gerações, já que se celebra o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.

Nas seis edições anteriores o GIRO reuniu mais de 3100 voluntários e beneficiou mais de 50 instituições em todo o país.  

Sobre o GRACE

O Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial foi fundado há 12 anos por um conjunto de empresas interessadas em desempenharem um papel importante no desenvolvimento social. Participam no GIRO os trabalhadores das seguintes empresas: AdvanceCare, Alcatel, Alvo, ANA Aeroportos, BP, BSD, Daniela Benoliel, DHL, Ecoprogresso, EPUL, Essilor Portugal, Eurest, Fagor, FilmBrokers, FLAD, Fundação PT, Galp, Grupo Auchan, Grupo CH, Grupo Pestana, H Tecnic, Hill&Knowlton, IBM, Indesit, Jones LangLaSalle, JWT, Laranja Mecânica, Linklaters, Lusitânia, Miranda, Correia, Amendoeira & Associados, Mobilidade Positiva, Montepio, NYSE Euronext, Pfizer, PWC, Ritz FourSeasons, RZK, SAP, Servilusa, SIPRP, SoundStation, Unicer, Xerox.