Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Todos juntos para limpar a Serra de Sintra

Voluntariado

  • 333

D.R. Emigus

Está a atingir o limite de inscrições a ação de voluntariado verde organizada pela Parques de Sintra

Marcada para a manhã de 9 de novembro, a ação de voluntariado verde da Parques de Sintra já tem a sua lista de voluntários praticamente fechada. Cerca de 250 pessoas inscreveram-se para ajudar a erradicar espécies arbóreas infestantes (tais como as acácias) na Tapada de Monserrate.

Esta atividade amiga do ambiente contará com a presença do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, que se aliou à iniciativa como voluntário.

As espécies infestantes (introduzidas como ornamentais no século XIX) são muito difíceis de erradicar e são uma forte ameaça para a flora e para a fauna da Serra de Sintra. Por cresceram rapidamente, dominam as espécies autóctones, prejudicando o desenvolvimento de árvores como o carvalho português, o carvalho alvarinho, o sobreiro e os medronheiros, entre outros.

No que respeita à vida animal são perigosas para alguns tipos de aves, como é o caso da Águia-de-Bonelli, por formarem habitats cerrados, onde é difícil aceder aos alimentos, e também para espécies como o Lagarto de Água, uma vez que as infestantes não permitem o crescimento da vegetação ao longo das margens das ribeiras e linhas de água, onde estes animais nidificam e procuram abrigo.

A Parques de Sintra garantirá o transporte dos voluntários de e para estação de comboio de Sintra, antes e depois da ação. Assim, de manhã, um autocarro partirá da estação de Sintra a cada 15 minutos, entre as 8h30 e as 9h15. No fim, fará o percurso inverso.

A iniciativa terminará ao final da manhã com a celebração do Magusto, com castanhas e água-pé, enquanto os participantes têm também a oportunidade de visitar as instalações da Quintinha de Monserrate, nomeadamente as áreas hortícolas, linha de água e os animais que ali habitam (burro, ovelhas, coelhos, galinhas, entre outros).

Inscrições e informações para o público através do 219 237 300 ou npa@parquesdesintra.pt

 

Programa:

8h30 - Início do transporte a partir da estação de comboio de Sintra

9h00 - Receção dos Voluntários

9h30 - Deslocação até aos locais de trabalho

10h00 - Erradicação de infestantes

12h00 - Regresso à Quintinha de Monserrate

12h30 - Magusto

13h - Transporte de regresso à estação de comboio de Sintra