Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Programas de voluntariado têm centenas de vagas para jovens

Voluntariado

  • 333

Imagem de arquivo

José Carlos Carvalho

O Serviço Voluntário Europeu procura jovens, entre os 18 e os 30 anos, para projetos de voluntariado internacional

Passar seis meses em Inglaterra a apoiar emigrantes portugueses ou dez meses na Alemanha a trabalhar num centro de acolhimento para crianças em risco são algumas das possibilidades que se abrem aos jovens que se candidatam aos programas do Serviço Voluntário Europeu (SVE).

A duração dos projetos, os países e as áreas em que se realizam são variáveis. Cultura, desporto, ambiente e serviço social são algumas delas.

Os voluntários não recebem um salário, mas têm direito a alojamento e alimentação gratuitas. As viagens entre o local de origem e o das missões também são assegurados pelo SVE.

À chegada, o voluntário terá apoio linguístico e administrativo, de forma a facilitar a estada.

Além de prestar apoio às comunidades, o SVE pretende proporcionar aos jovens uma experiência de aprendizagem e de valorização pessoal e profissional, já que as experiências de voluntariado são, cada vez mais, consideradas no momento de avaliar um currículo.

Em Portugal, o portal do Serviço Voluntário Europeu é gerido pela ProAtlântico - Associação Juvenil, que agrega toda a informação sobre os vários projetos disponíveis.