Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

O voluntariado visto pelas crianças que o recebem

Voluntariado

  • 333

DR

O livro Aprender a Crescer: Voluntariado Contado às Crianças conta com testemunhos de crianças de instituições sociais e dos voluntários que as ajudaram. Histórias de esperança para inspirar os mais novos

O livro agora lançado pelo GRACE (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial) pretende sensibilizar as crianças com idades entre os 6 e os 10 anos para o voluntariado.

Aprender a Crescer: Voluntariado Contado às Crianças é o título da obra dividida em duas partes. De um lado, estão as histórias contadas pelas crianças das várias instituições sociais que receberam o apoio dos voluntários das empresas que fazem parte do GRACE. Do outro, encontram-se os testemunhos dos colaboradores que responderam ao desafio de contarem uma pequena história que os tenha marcado numa das suas missões de voluntariado.

As histórias dos adultos têm prefácio da escritora Alice Vieira que destaca o contributo do voluntariado para fazer as crianças "olharem com mais atenção para os outros e a dividirem com eles o seu tempo e o seu espaço no mundo".

Coube à Presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, Elza Chambel, fazer o prólogo dos relatos das crianças.

As 17 histórias do livro foram selecionadas pela escritora Alice Vieira, pela Presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, Elza Chambel, uma representante da Kidzania, Marta Amorim, a ilustradora Graça Pereira da Cruz e a Presidente do GRACE, Conceição Zagalo.

Estiveram envolvidas no projeto as marcas Alcatel, ANA Aeroportos, BP, Delta Cafés, Eurest, Fundação EDP, Galp Energia, GRAFE, Grupo CH, H Tecnic, IBM, Inforpress, Intertek, Linklaters, Montepio, Pousadas de Portugal e YoungNetwork.