Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Jovens recebem 25 mil euros para reforçarem missões de voluntariado

Voluntariado

  • 333

Imagem de arquivo

Lucília Monteiro

O grupo GASTagus, composto por mais de uma centena de voluntários, venceu o Prémio Voluntariado Jovem, atribuído pela Fundação Montepio

O GASTagus, Grupo de Ação Social do Tagus, começou há cinco anos no Campus do Tagus Park (Oeiras) do Instituto Superior Técnico. Na altura, tinha quinze voluntários. Hoje, são mais de cem.

Prestar apoio escolar, formar profissionais de saúde, apoiar mães adolescentes, acompanhar idosos ou pacientes psiquiátricos e relançar a disciplina de Educação Física em escolas de Moçambique são algumas das atividades do grupo.

Os 25 mil euros do Prémio Voluntariado Jovem serão usados para reforçar as ações da associação em Portugal e em cinco países lusófonos: Moçambique, Angola, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe e Brasil.

O recrutamento de voluntários é feito no início de cada ano letivo. Depois de selecionados, os jovens recebem formação, antes de terem uma primeira experiência de voluntariado, em Portugal. Muitos acabam por participar nas missões internacionais organizadas pelo grupo, que se realizam durante o verão.

A título excecional, o júri do prémio, atribuído pela Fundação Montepio, concedeu quatro menções honrosas, no valor de três mil euros cada um, aos outros finalistas do prémio, os projetos Transformers, Nô Djunta Mon, Just a Change e Make it Possible.