Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Jantar para sem-abrigo

Voluntariado

  • 333

Luís Barra

Da caixa do hipermercado para a cantina municipal para servir quem não tem casa onde viver ou comer

No dia 5 de dezembro, 200 sem-abrigo lisboetas vão poder tomar uma refeição quente e celebrar o seu Jantar de Natal. A iniciativa é organizada pela associação Serve The City e conta com a participação de 45 funcionários e alguns clientes do Grupo Auchan (dono dos hipermercados Jumbo e Pão de Açúcar) em regime de voluntariado.

Os jantares comunitários são um projeto de solidariedade e de voluntariado lançado em 2011 pela Serve The City Lisboa. Em janeiro de 2012 realizou-se o primeiro repasto no refeitório municipal. Entraram as primeiras 200 pessoas a chegar. Sem-abrigo ou não.  

A ceia de Natal começa pelas 18 horas e termina às 23 horas e realiza-se no refeitório municipal, em Alcântara (Av. 24 de Julho, nº 171).

Falámos com Joana Santos, gestora de Responsabilidade Social do Grupo Auchan Portugal, que nos explica a importância destas ações no âmbito do projeto de responsabilidade social e do programa de voluntariado do Grupo.

Quatro perguntas a... Joana Santos, gestora de Responsabilidade Social no Grupo Auchan Portugal

É a primeira vez que o grupo Auchan serve um jantar a sem-abrigo?

A promoção de iniciativas em parceria com organizações da sociedade, dirigidas a públicos mais desfavorecidos e com necessidades específicas, têm marcado a nossa forma de ser e de estar no mercado. O nosso programa de voluntariado "Parte de Nós" é exemplo de uma prática interna que compreende um conjunto de ações que visam proporcionar respostas sociais e ambientais que promovam maior equidade no desenvolvimento económico e maior coesão social entre as pessoas. Muito embora a primeira participação num jantar tenha ocorrido no âmbito do G.I.R.O. (Grace, Intervir, Recuperar e Organizar), iniciativa organizada pelo GRACE, têm sido realizadas várias ações de angariação e distribuição de bens alimentares a pessoas mais desfavorecidas. Uma das que reflete o nosso compromisso com as comunidades locais, é o Projecto Humanitário Auchan que tem permitido recolher bens alimentares essenciais a crianças e jovens mais carenciadas ou com deficiência de instituições locais de solidariedade social, escolas e infantários, todas as primeiras quintas-feiras de cada mês. Ao longo de 10 anos deste projeto já apoiámos mais de 350 instituições e contribuímos para o conforto e bem-estar de mais de 100.000 crianças. Além disso, têm sido desenvolvidas outras parcerias nacionais como o Dar i Acordar - movimento zero desperdício que direciona quebras da nossa gastronomia para instituições - e outras locais de apoio social criadas pelas nossas lojas.

Quantos colaboradores vão aderir a esta iniciativa?

No dia 5 de dezembro serão envolvidos 45 voluntários da sede da Auchan Portugal e do Pão de Açúcar das Amoreiras. A esta iniciativa juntar-se-ão clientes que foram convidados pelo Pão de Açúcar das Amoreiras. Em apenas duas horas, os colaboradores preencheram todas as vagas existentes, demonstrando disponibilidade para participar, num período que é tão sensível e fulcral para os resultados da empresa - o mês de dezembro. Esta adesão demonstra a 'nossa forma de ser', os resultados da nossa visão e dos valores que temos transmitido aos nossos recursos humanos. É muito gratificante verificar que no atual contexto socioeconómico, os nossos colaboradores têm disponibilidade para apoiar e proporcionar a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar de populações mais carenciadas e com maiores necessidades.

Como pode o Auchan promover a participação dos seus clientes?

Esta iniciativa de solidariedade social consiste em criar um lugar seguro e agradável onde pessoas sem-abrigo e outras pessoas desfavorecidas irão aprofundar laços de amizade com os voluntários - colaboradores e clientes -, tornando esta uma experiencia única para todos os participantes. Todos os participantes voluntários irão servir uma refeição digna a cerca de 200 pessoas. Trata-se de uma experiência que pretende abrir horizontes e marcar positivamente quem dá e quem recebe. Proporcionar momentos de partilha entre colaboradores e clientes enquadra-se nos objetivos do nosso programa de voluntariado. Acreditamos que, deste modo, a sensibilização, a mudança de mentalidades, a criação de respostas sociais e ambientais será mais enriquecedora para todos os envolvidos.

Que outras iniciativas o grupo tem promovido?

Não obstante, as iniciativas do nosso programa 'partam de dentro para dentro', sendo o foco a entreajuda interna entre colegas - quer seja em termos de envolvimento de colaboradores voluntários, quer seja de apoios concedidos -, a Auchan tem vindo, cada vez mais, a assumir o compromisso para com a comunidade envolvente. A formalização do nosso programa foi realizado em 2011, onde através da conferência 'O Valor do Voluntariado para as Empresas e para a Comunidade' procurámos (a par do lançamento do "Parte de Nós"), envolver personalidades reconhecidas pelo trabalho desenvolvido ao nível do voluntariado nacional e promover um debate e partilha de experiências. Também em 2011, realizámos uma Feira Nacional de Voluntariado, nas lojas Jumbo, onde participaram, de norte a sul do país, cerca de 140 instituições. Durante este evento, lançámos em parceria com outras empresas, o livro 'Tomé o Voluntário', tendo sido distribuído pela revista VISÃO durante o mês de novembro. Não podemos deixar de mencionar e reconhecer o trabalho voluntário que muitos colaboradores prestam à Fundação Pão de Açúcar Auchan, uma Instituição Particular de Solidariedade Social criada em 1993 por 115 colaboradores, que tem como objetivo promover o espírito de cooperação e solidariedade entre os colegas. A atuação da Fundação Pão de Açúcar Auchan está, sobretudo, focada no apoio social a colaboradores e ex-colaboradores e no desenvolvimento e gestão de equipamentos educativos - os Colégios Rik & Rok, estes últimos abertos à comunidade.