Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Grupo de Facebook angaria refeições para 900 pessoas

Voluntariado

  • 333

Imagem de arquivo

Marcos Borga

Dezenas de voluntários ajudam a angariar refeições através de um grupo de Facebook  

Começaram por apoiar 60 pessoas, um ano depois já são mais de 900. A página de Facebook Info Solidário agrega dezenas de voluntários em torno de uma causa comum: ajudar a alimentar famílias que, neste momento, enfrentam situações de carência.

Empresas e anónimos fazem donativos que contribuem para o bem-estar de parte da população mais carenciada da Ilha de S. Miguel, nos Açores, o local onde nasceu a iniciativa. As juntas de freguesia, assistentes sociais e instituições de solidariedade da região ajudam a referenciar os casos mais urgentes.

A refeição de eleição é a sopa, distribuída todos os sábados. Grande parte dos ingredientes são doados pelos comerciantes do mercado da Graça, em Ponta Delgada, que doam os alimentos que não conseguem vender. No caso dos idosos é-lhes entregue uma refeição completa ao domicílio.

Leite, bolachas, iogurtes e pão são outros dos alimentos que costumam ser distribuídos. Pontualmente, o grupo mobiliza-se para ajudar grávidas a fazerem os enxovais dos seus bebés ou contribui para a aquisição de óculos.

Neste momento, os voluntários do grupo já estão a pensar no Natal e pedem presentes para as crianças que vivem com as famílias apoiadas pelo movimento. A ideia é que os pais tenham algo para oferecer aos filhos, que não vão saber que a prenda foi dada por um desconhecido. Ténis, é um dos pedidos mais comuns. Até agora, já há presentes para mais de 50 crianças.