Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Feira de voluntariado ajuda estudantes a escolherem a instituição certa

Voluntariado

  • 333

Imagem de arquivo

José Caria

O programa de voluntariado da escola de gestão da Nova, em Lisboa, arranca hoje, com a presença de várias instituições sociais no campus da universidade

A edição deste ano letivo do programa de voluntariado da Nova School of Business and Economics, o Comunidade Nova, é lançada hoje no Campus de Campolide, em Lisboa.

Estão presentes cerca de 40 instituições que terão a oportunidade de se apresentarem a uma comunidade de 2 mil alunos. Ajuda de Berço, Ajuda de Mãe, Cáritas, Jardim Zoológico, Associação Sol, Casa dos Rapazes, Hospital D. Estefânia, CERCI Lisboa, Comunidade Vida e Paz, Fundação do Gil e Liga Portuguesa Contra o Cancro são algumas das organizações disponíveis para aceitarem jovens voluntários.

O encontro pretende facilitar a ligação entre as instituições e os voluntários com os perfis mais adequados a cada projeto. A dinamização de ateliês, o apoio domiciliário a idosos e iniciativas de angariação de fundos são algumas das tarefas que os estudantes podem ser chamados a desempenhar.

Os alunos que participam no Comunidade Nova têm direito ao Passaporte do Voluntário, no qual fica registada informação sobre a atividade voluntária do aluno, as competências adquiridas, as principais dificuldades e a assiduidade.

A participação em projetos de voluntariado é um aspeto cada vez mais valorizado nos currículos dos estudantes. "Estamos a educar os portugueses de amanhã e é essencial que os nossos alunos conheçam a importância de serem ativos enquanto cidadãos", afirmou, em comunicado, a psicóloga e coordenadora do Gabinete de Desenvolvimento do Aluno da Nova SBE, Edite Oliveira.