Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Vem aí a Academia Cidadã

VISÃO Solidária

  • 333

O seu fim último é uma mudança social

Fundada a 15 de Maio de 2012 por iniciativa de activistas que pertencem a diversos movimentos cívicos portugueses, a Associação Academia Cidadã, uma organização sem fins lucrativos, pretende dar ferramentas, espaço e meios a pessoas que querem fazer mais.  

A ser construída por 18 elementos - algumas em vários pontos do mundo, pelo que as reuniões são feitas através do skype -, e com cada vez mais gente a aderir à ideia, a Academia Cidadão será lançada no final do primeiro semestre de 2013 e tem como principal objetivo "trazer as pessoas para uma cidadania ativa", disse João Labrincha, uma dos promotores.  

Para transmitir uma "educação popular", a academia terá subprojectos como a "Escola da Cidadania", onde serão organizados workshops e em que os coordenadores farão parcerias com escolas e empresas para "aproximar as pessoas da política". Haverá também um "Laboratório da Democracia", que pretende colocar pessoas de vários quadrantes da sociedade portuguesa a "fazer política" - através, por exemplo, da redacção de livros com sugestões e críticas.