Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

VÍDEO: Conferência da VISÃO Solidária reflete sobre estado social

Os nossos heróis

  • 333

"Estará na altura de encontrar um novo contrato social?", questionou o presidente da Impresa, Francisco Pinto Balsemão

Depois de recordar o 300.º aniversário do nascimento do filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau, autor da obra Do Contrato Social, o presidente do grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, lançou a questão: "Estará na altura de encontrar um novo contrato social?".

A reflexão foi feita no encerramento da II Conferência da VISÃO Solidária que se realizou hoje, dia 22, para assinalar a chegada às bancas de mais uma edição em papel dedicada a temas solidários e que teve como momento alto a atribuição dos prémios Os Nossos Prémios.

Francisco Pinto Balsemão desafiou a assistência a "refletir sobre como podemos mudar a partir de dentro e qual é o espaço de manobra dos atores sociais". E não deixou de destacar o trabalho dos vencedores dos prémios Os Nossos Heróis, num momento em que Portugal precisa de exemplos.

O presidente do Montepio, António Tomás Correia, parceiro da VISÃO nesta iniciativa, também felicitou os vencedores: "com mais exemplos destes será possível construir uma sociedade mais ajustada que contribua para o bem-estar de todos".

A cerimónia de entrega dos prémios também contou com a participação de Sílvia Ferreira, professora auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais e do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social da mesma instituição.

O tema da sua apresentação foi a "Solidariedade e responsabilidade na mudança social sustentável". A docente falou da importância do empreendedorismo social e lembrou que qualquer um de nós pode ser agente de mudança: "A VISÃO mostra como algumas pessoas vivem em condições difíceis e lembra-nos que podíamos ser nós. Talvez esses pensamentos nos ajudem a ser diferentes. Os Nossos Heróis são o exemplo de um novo tipo de sociedade."