Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Nuno Delgado vence prémio de inclusão social

Os nossos heróis

José Carlos Carvalho

Depois de entrar para o Guiness com a maior aula de judo do mundo, o movimento cívico criado pelo judoca português ganhou um galardão atribuído pela União Europeia de Judo

A decisão foi tomada por unanimidade pelo órgão máximo do judo europeu. A União Europeia de Judo decidiu atribuir ao movimento Achieve, Collect & Give Back (AC&GB), fundado pelo atleta Nuno Delgado, o Prémio Inclusão Social.

O galardão será entregue na gala anual da organização, que se vai realizar no dia 28 de abril em em Chelyabinsk, Rússia.

O atleta, vencedor de uma medalha Olímpica em Sidney, Austrália, (2000), espera que este reconhecimento contribua para que mais empresas e instituições apoiem o projeto.

Depois de receber o apoio da Fundação Nélson Mandela, esta é a segunda vitória internacional do movimento em menos de um ano.

Atualmente, está a decorrer a campanha de venda de pulseiras AC&GB nos supermercados LIDL. O dinheiro angariado será usado para financiar aulas de judo para crianças em risco em escolas do ensino básico em várias cidades de Portugal e na cidade da Praia, em Cabo Verde. A formação desportiva e cívica são as prioridades do movimento.

No dia 1 de junho do ano passado Nuno Delgado juntou mais de 4 mil crianças no Terreiro do Paço, em Lisboa, para a Maior Aula de Judo do Mundo. A iniciativa entrou para o livro do Guiness, e vai repetir-se este ano. O local e a data desta nova mega-aula ainda não são conhecidos.