Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

VÍDEO: Hoje é dia de ir para a escola de pijama

Juniores e Seniores

  • 333

O Dia Nacional do Pijama envolve cerca de 70 mil crianças e chama à atenção para o papel das famílias de acolhimento

Centenas de estabelecimentos de ensino espalhados pelo país vão participar no Dia Nacional do Pijama, uma iniciativa inédita em Portugal que é hoje celebrada.

A efeméride assinala a data do 23.º aniversário da Convenção Internacional dos Direitos da Criança. A ideia partiu da Mundos de Vida, a única instituição nacional com um Serviço de Acolhimento Familiar especializado em crianças e jovens em risco.

Ao inundar as escolas com jovens vestidos de pijama, a organização pretende destacar a importância do conforto dado pelas famílias de acolhimento às crianças que albergam.

No ano passado, apenas 5% das nove mil crianças portugueses a viverem longe dos pais estavam com famílias de acolhimento, a esmagadora maioria permaneceu institucionalizada.

A Mundos de Vida pretende angariar uma nova geração de famílias que ajude Portugal a chegar mais próximo dos números registados, por exemplo, em Espanha, onde 32% das crianças são acolhidas em ambiente familiar.

A Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco é parceira da iniciativa e a Fundação EDP o principal patrocinador.

As escolas participantes vão receber um livro infantil em grande formato, com uma história especialmente pensada para o projeto e ilustrações de Yara Kono, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração.

A preparação para o Dia do Pijama incluiu que cada criança levasse para casa, duas semanas antes da efeméride, uma casinha de papel desenhada pela ilustradora Yara Kono, que funcionava como mealheiro: a Casa dos Pijamas.

Ao longo desses 15 dias, os participantes iam colocando moedas dadas por familiares ou amigos e, no final, hoje, todas as caixinhas serão abertas para contabilizar o dinheiro angariado. 

O total será publicado no site www.mundosdevida.pt e usado para "promover a causa e apoiar o serviço de acolhimento familiar da Mundos de Vida, que já acolheu 75 crianças em risco", comos e pode ler do site da associação.

 

DR