Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

VÍDEO: Escola de surf de Cascais contribui para a inclusão de crianças de bairros problemáticos

Juniores e Seniores

  • 333

O projeto SURF.ART promove o bem-estar e a autoconfiança de crianças, entre os 8 e os 12 anos, através de aulas de surf

Durante os próximos seis meses, catorze crianças, entre os 8 e os 12 anos, vão ter aulas de surf em Carcavelos, Cascais, no âmbito de um projeto social voluntário.

O principal objetivo do programa é desenvolver a autonomia, liberdade de expressão e resistência dos jovens participantes, residentes do Bairro da Cruz Vermelha de Cascais. Características que contribuem para a sua inclusão social e para a melhoria das suas relações familiares e escolares.

Depois da fase experimental, os promotores do projeto pretendem alargá-lo a mais zonas costeiras do país.

Os surfistas Nuno Fazenda e Paulo Canas são os mentores do SURF.ART. Para eles, mais do que um desporto, o surf é "um estilo de vida e uma terapia".

O projeto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Cascais, a Surf Academia, a Escola Básica N.º 3 de Alcoitão e a Pressley Ridge Portugal, uma Instituição Particular de Solidariedade Social que presta apoio a crianças e jovens com problemas de integração e desenvolvimento.

De acordo com o Relatório Anual da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de 2011, existem 70 mil crianças em risco no nosso país.

DR