Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Turma do secundário vence prémio de empreendedorismo com projeto de crowdfunding

Juniores e Seniores

  • 333

A disciplina de Economia foi o ponto de partida para uma turma de 12.º ano do Colégio de Santo André, na Venda do Pinheiro, criar um projeto de angariação de fundos online para causas sociais

A primeira causa já está escolhida: angariar fundos para os Bombeiros da Malveira comprarem uma cadeira de rodas.

"Contactámos mais de cem instituições. Cerca de metade aceitaram associar-se ao nosso projeto, mas também recebemos alguns 'não'...", revela Rodrigo Batalha, 18 anos, um dos dinamizadores da iniciativa.

O We Wish You é uma plataforma de angariação de fundos online, através de crowdfunding. São aceites donativos de qualquer valor, mas existe um prazo limite para angariar o dinheiro necessário. Em troca, os doadores recebem presentes simbólicos, que podem ser simples porta-chaves ou outro tipo de merchandising.

Os estudantes estão disponíveis para ajudar as instituições a fazerem vídeos promocionais das suas causas, que contribuam para aumentar os donativos angariados. As redes sociais são outra das grandes apostas para divulgar o We Wish You. "Já criámos uma página no Facebook, um site e um Twitter", conta Rodrigo Batalha, "A internet é fundamental para cumprirmos o objetivo de promover o bem-estar social sem custos associados".

A ideia de criar o projeto surgiu durante as aulas de Economia do 12.º B: "Ouvimos falar de um concurso de empreendedorismo e resolvemos tentar ter uma boa ideia para participarmos. Quando nos deparámos com o crowdfunding, sentimos que tínhamos encontrado a coisa certa".

O instinto dos 20 alunos da turma e do professor de Economia, Miguel Faria, não estava errado. O We Wish You venceu a categoria de sustentabilidade económica do V Concurso de Inovação e Empreendedorismo GPS-INOVIS 2013.

As idades dos alunos variam entre os 17 e os 18 anos, mas também já há pais de alunos que se querem envolver ou dar ideias. O grupo apela às instituições com necessidades que os contactem e ao público em geral para contribuir para as causas apoiadas.

A turma não recebe qualquer contrapartida financeira, a compensação chega de outra forma: "É bom sermos tão novos e já estarmos envolvidos num projeto social. Sentimo-nos únicos".  

Mais informações: http://wewishu.pt/.