Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Sinalização de idosos isolados

Juniores e Seniores

  • 333

D.R. Câmara Municipal do Barreiro

Está a decorrer, no Barreiro, uma campanha de sinalização de cidadãos seniores que vivem sozinhos

Por iniciativa do grupo concelhio para as questões dos idosos do Barreiro está em curso uma campanha, por todas as freguesias do concelho, que procura situar todos os idosos que vivam sozinhos ou sem apoio familiar. A autarquia apela ao envolvimento de toda a população.

"Qualquer pessoa que tenha conhecimento de idosos que vivam sozinhos e/ou isolados pode sinalizar a situação contactando ou dirigindo-se à respetiva Junta de Freguesia ou à Divisão de Intervenção Social da Câmara Municipal do Barreiro", escreveu a autarquia, em comunicado.

A ação de sinalização vai decorrer durante os meses de março, abril e maio e conta com a colaboração da câmara, das oito juntas de freguesia da região e do Conselho Local de Ação Social. "Concluída esta primeira fase, pretende-se evoluir para a caracterização, encaminhamento e acompanhamento das situações sinalizadas, com o envolvimento das forças de segurança e das IPSS de idosos implantadas", explica-se na mesma nota.

Com os resultados do levantamento, as autoridades pretendem fazer um retrato o mais fiel possível da realidade demográfica do concelho,  especialmente no que diz respeito a pessoas idosas em situação de solidão.