Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Professores garantem roupa, livros e consultas médicas a alunos

Juniores e Seniores

  • 333

Imagem de arquivo

Fernando Veludo/NFactos

Um projeto-piloto da Casa do Professor pretende garantir que os alunos carenciados têm acesso a bens materiais e a cuidados de saúde, essenciais ao seu sucesso escolar

O Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, em Braga, é o primeiro a beneficiar do projeto Novelos de Afetos - Meadas de Partilha, promovido pela Casa do Professor, uma instituição sedeada na mesma cidade. Desde março que os alunos carenciados têm o apoio do programa, que conta com o apoio de várias empresas e associações, como o Montepio e a Fundação EDP, para suprir as necessidades dos alunos carenciados.

Material escolar, vestuário, calçado, óculos e material desportivo são alguns dos bens que o projeto procura garantir às famílias que não os podem pagar. A área da saúde é outra das prioridades, com acesso a consultas de oftalmologia, nutrição, pedopsiquiatria ou terapia da fala, por exemplo.

No Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches já foram identificados 400 alunos com necessidades que, muitas vezes, põem em causa o seu sucesso escolar.

Em novembro, será lançada mais uma iniciativa no âmbito do projeto: uma recolha de brinquedos e vestuário para serem doados aos alunos no Natal.

Depois de avaliado o impacto do projeto-piloto, os responsáveis pela Casa do Professor esperam alargar os Novelos de Afeto a outras instituições de ensino do país, no próximo ano.