Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Cidade do Porto contra o abandono escolar

Juniores e Seniores

  • 333

Imagem de arquivo

Bruno Rascão

A Universidade Católica do Porto e a Santa Casa da Misericórdia vão acompanhar 30 jovens que abandonaram os estudos antes de concluírem o 6.º ou o 9.º ano de escolaridade

O projeto Arco Maior pretende contribuir para a diminuição do abandono escolar na cidade do Porto. Só no primeiro semestre de 2012, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco da região abriu 198 processos neste âmbito.

Numa primeira fase, o programa vai trabalhar com 30 jovens que deixaram a escola antes de concluírem o 2.º ou o 3.º ciclo de escolaridade. O principal objetivo é ajudá-los a encontrarem percursos alternativos de educação e inserção profissional.

Eventualmente, também será criado um programa dirigido àqueles que não chegam a terminar a escolaridade obrigatória, estabelecida no 12.º ano.

A Universidade Católica do Porto está encarregada da coordenação científica do projeto, através da Faculdade de Educação e Psicologia. Além de também participar na gestão do programa, a Santa Casa da Misericórdia do Porto irá ceder as instalações necessárias, na Av. da Boavista, para a sua concretização.

O Arco Maior está sob a égide do Ministério da Educação e Ciência e conta com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).