Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Blogue organiza mega festa de aniversário em troca da doação de medula óssea

Juniores e Seniores

  • 333

Liliana Sintra resolveu celebrar o primeiro aniversário da filha com os leitores dos seus blogues e já tem mais de 800 presenças confirmadas. Até há quem venha de propósito dos Açores, com voos oferecidos pela SATA. VEJA O VÍDEO

"Eu não sou do tipo boazinha. Simplesmente, acho que cabe aos pais de crianças de saudáveis ajudar os pais de crianças doentes", atira, no seu jeito despachado, a blogger Liliana Sintra, 33 anos.

Entre a azáfama com os preparativos para a "primeira festa de aniversário solidária da blogosfera", que se realiza no sábado, dia 10, no Clube VII, em Lisboa, a psicóloga de formação procura uma explicação para o número de inscritos já ter ultrapassado os 800. "Sabemos que haverá desistências, mas contamos receber cerca de 500 convidados n' A Festa da Ana", assegura.

A autora dos blogues Quadripolaridades e MãeGyver já se tinha envolvido noutras missões solidárias. Como quando mobilizou os seus leitores (cerca de dez mil por dia) a tornarem-se dadores de medula óssea ou a doarem as células do cordão umbilical dos seus recém-nascidos ao banco público para ajudarem a pequena Beatriz, que sofre de leucemia e continua à espera de um dador compatível. Ou o pequeno Rodrigo, que acabaria por morrer da mesma doença no dia 21 de julho. Em menos de um ano, o movimento angariou 801 novos dadores. Mas não era suficiente.

"Quando o Rodrigo morreu foi uma derrota para todos nós. Mas senti que não podia ficar parada. Tinha de fazer alguma coisa para ajudar todas as outras crianças que sofrem. Foi assim que surgiu a ideia de fazer uma festa pública de aniversário, com lanche e animação. O presente que pedimos para a Ana é que os convidados se tornem dadores de sangue ou de medula óssea", explica, entusiasmada. A recolha será feita por uma equipa de técnicos do Instituto Português do Sangue que estarão presentes no evento.

Depois de a ideia ser anunciada nos blogues e nas redes sociais , começou a "corrida" para ver quem ajudava mais. A cadeia de restaurantes H3 vai oferecer limonada, a pastelaria Sacolinha dará bolos e salgados, as lojas Blueberry contribuem com gelado de iogurte e a Confraria da Empada dá empadas, claro está.

A animação também ficou dependente da boa vontade de empresas e particulares. Magia, palhaços, pinturas faciais, modelagem de balões, teatro, música... Está tudo garantido.

Liliana, que além de alimentar os dois blogues trabalha em recursos humanos, fala com orgulho das leitoras que virão de vários pontos do país como Bragança, Coimbra ou a ilha da Madeira: "Algumas delas não se conhecem, mas acompanham o blogue e decidiram organizar um sistema de partilha de carros para virem juntas". A companhia aérea SATA associou-se à iniciativa e ofereceu a viagem para Lisboa a duas leitoras que vão participar na festa. Mas também há quem venha da Alemanha e do Luxemburgo.

Tratando-se de uma festa de anos, não poderia faltar um bolo, ou melhor, um "combolo". Onze cake designers voluntariaram-se para fazerem um bolo em forma de comboio mas, com tantos convidados, talvez sejam precisas mais carruagens do que as inicialmente previstas.

Ana terá direito a uma festa com a família no seu dia de anos, hoje, 9 de agosto, mas, amanhã, aprenderá uma lição valiosa no seu primeiro aniversário: "a união faz a força".