Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

A fantástica história dos postais da Unicef

Juniores e Seniores

  • 333

Postal de natal da coleção deste ano da Unicef

Oferecer presentes solidários é a proposta da agência da ONU para a quadra natalícia. Os típicos postais celebram mais de 60 anos

Peluches, canecas, agendas... São vários os produtos que integram o catálogo de presentes de Natal da Unicef. As receitas das vendas revertem para financiar a missão da instituição no mundo: melhor as condições de vida das crianças.

Os postais de Natal da Unicef são um dos artigos mais procurados e, este ano, celebram mais de 60 anos de histórias.

Tudo começou quando Jitka Samkova, uma criança de 7 anos da antiga Checoslováquia, resolveu oferecer um desenho aos técnicos da Unicef como sinal de agradecimento pela ajuda que lhe foi prestada após a II Guerra Mundial.

Dois anos depois, em 1949, a Unicef resolveu fazer uma edição 450 postais com o desenho de Jitka, apenas para os funcionários da instituição. A experiência correu tão bem que, no ano seguinte, decidiram vender os cartões ao público.

O catálogo de postais e outros artigos da campanha pode ser consultado em http://www.unicef.pt/. Os produtos estão à venda no site, na loja da organização na Avenida António Augusto Aguiar, Lisboa, nas delegações da Unicef no Porto e Viana do Castelo e em quiosques em vários centros comerciais do país.

A Unicef desenvolve missões junto das crianças de 150 países do mundo. O seu orçamento depende, inteiramente, de donativos voluntários.