Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Fim de semana a sorrir, caminhar e cantar

VISÃO Solidária

  • 333

Marcos Borga

Iniciativas solidárias nos dias 16 e 17 de março, de Matosinhos ao Algarve. Uma delas prolonga-se até à Primavera

Sorrir

Começa hoje, na Marginal de Matosinhos, o Mês da Saúde Oral, uma iniciativa cinjunta da Colgate, da Liga Portuguesa de ProfilaxiaSocial e da ONG Mundo a Sorrir. A primeira ação de sensibilização e rastreio será levada a cabo por uma equipa de médicos dentistas e higienistas orais. Coimbra e Lisboa são outras cidades que durante o mês de abril receberão as equipas que pretendem devolver os sorrisos aos portugueses. "Está prevista a realização de rastreios de saúde oral em cerca de 450 crianças e jovens, nas zonas de Porto, Coimbra e Lisboa. A cada criança observada, será oferecido um kit de manutenção de higiene oral, composto por dois dentífricos, uma escova de dentes e um folheto. Serão também realizadas acções de sensibilização para a saúde oral para as crianças e também algumas para pais e professores", informa a Mundo a Sorrir.

Cantar

No mesmo dia (16 de março), o Hotel Júpiter, na Praia da Rocha, em Portimão, organiza uma noite de fado solidária. Sara Raquel e Ondina Santos sãoa s vozes que acompanham uma prova de vinhos com queijos e enchidos tradicionais. A entrada é livre, mas todos os donativos serão bem-vindos para penificiar a Associação de Defesa dos Animais de Portimão, o Grupo de Apoio a Toxicodependentes e o Centro Social e Paroquial de Nossa Senhroa do amparo.

Caminhar

Na zona da Arrábida, o domingo é para caminhar. A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal organiza uma caminhada de baixa intensidade, no próximo dia 17 de Março entre as 10h e as 17h, pela Serra da Arrábida, destinada a alertar a população para a importância do exercício físico na diabetes. "Estas iniciativas são importantes para os jovens diabéticos, tanto no convívio como na aprendizagem de novas experiências que os podem ajudar a enfrentar o estigma associado à diabetes", diz Carlos Neves Presidente da AJDP.