Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

VIDEO: Parabéns, David Bowie

Envelhecimento Ativo

  • 333

Faz 66 anos e prepara-se para lançar um novo álbum, quebrando o silêncio de uma década. Veja o video da nova canção: "Where are we now".

O músico britânico David Bowie anunciou esta terça-feira, dia em que celebra 66 anos, que vai editar em março um novo álbum, "The next day", quebrando um silêncio discográfico de dez anos.

A imprensa britânica dá conta do regresso do músico, que já não atua ao vivo desde 2006, ao divulgar a nova canção, intitulada "Where are we now", que antecipa o novo álbum e que é colocada hoje à venda na plataforma iTunes em 119 países.

O teledisco do tema novo foi rodado por Tony Oursler, mostra o rosto de David Bowie colocado sobre um boneco e em fundo são exibidas imagens de Berlim, dos anos 1970, quando o músico fez os álbuns "Low", "Heroes" e "Lodger", produzidos por Tony Visconti e conhecidos como a "trilogia de Berlim".

Conhecido como o Camaleão do Rock, pela sua capacidade de renovar sempre a sua imagem, tornou-se uma importante figura na música popular nas últimas décadas e é considerado um dos músicos populares mais inovadores de todos os tempos - sobretudo pelo trabalho nas décadas de 1970 e 1980. 

 Como escreveu o seu biógrafo David Buckley, "modificou mais vidas do que qualquer outra figura comparável". Além de ter auxiliado movimentos como a libertação gay e a recriação de uma juventude independente, introduziu novos modes de se vestir na cena musical e tem ainda uma carreira no cinema. 

Em 2002, ficou em 29º lugar na lista popular 100 Greatest Britons e já vendeu mais de 136 milhões de álbuns ao longo de sua carreira. Foi premiado no Reino Unido com 9 certificações de álbum de platina, 11 de ouro e 8 de prata, e, nos Estados Unidos, 5 de platina e 7 de ouro.

Em 2004, a Rolling Stone colocou-o na 39ª posição em sua lista dos "100 Maiores Artistas do Rock de Todos os Tempos" e em 23º lugar na lista dos "Melhores Cantores de Todos os Tempos".