Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Vêm aí (mais) lojas do Saber

Envelhecimento Ativo

  • 333

A próxima Loja do Saber decorre no Exploratório, em Coimbra

DR

Professores da Universidade de Coimbra criam locais de transmissão de conhecimentos e experiências entre gerações

Chamam-se Lojas de Saber e representam uma iniciativa inovadora que se destina a disponibilizar o saber de pessoas com conhecimento e experiência profissional, que se encontram atualmente em situação de reforma, a todos os cidadãos que querem aprender mais.



O espírito das Lojas do Saber, que tem como mentor principal João Pedroso de Lima, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, pretende ser um contributo para "uma sociedade mais enriquecida e sábia", avançam os responsáveis da iniciativa.  A ideia surgiu-lhe quando se reformou: "Verifiquei que eu e os meus colegas, muitos deles professores universitários, têm conhecimentos que após a reforma são desaproveitados e isso é uma perda muito grande para a sociedade", explica.

O professor defende que "este conhecimento é precioso e, muitas vezes, insubstituível". João Pedroso de Lima dá mesmo o exemplo de uma sua avó "que tinha um conhecimento extraordinário a nível culinário". " No entanto, as suas receitas não foram transmitidas nem registadas e caíram no esquecimento, foi conhecimento que se perdeu", recorda.

Os cursos são abertos a qualquer pessoa que queira participar embora o professor aponte como alvos principais "pessoas em situação de desemprego que, assim, podem, no futuro, vir a arranjar emprego com mais qualificação".

O primeiro curso decorreu em Maio; As atividades serão retomadas a partir de 28 de Setembro, no Exploratório, o Centro Ciência Viva de Coimbra.