Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Um sénior a caminho de Londres

Envelhecimento Ativo

  • 333

DR

É japonês, tem 71 anos e será o atleta mais velho nos Jogos de 2012

Chama-se Hiroshi Hoketsu, tem 71 anos, e vai estar no centro das atenções nos Jogos Olímpicos, que decorrem em Londres de 27 de julho a 12 de Agosto. Segundo Hoketsu, que competiu pela primeira vez no Japão nos Jogos de 1964, em Tóquio, o segredo é acordar todos os dias às 7 da manhã: "nem sei dizer como me sinto: acordo sempre cedo - antigamente, às 5 da manhã. Ia andar de bicicleta e depois seguia para o trabalho. Foi assim durante 30 anos. Agora durmo até às 7, um luxo. Como de tudo, só evito óleo alimentar", segue o japonês.

Classificado para os Jogos desde o início de março, quando ganhou a etapa de classificação em França, mas esteve em dúvida, quando a sua égua, Whisper, se lesionou no final do ano passado. "Até já tinha desistido de Londres. Quando ela recuperou, parecia um sonho."

No entanto, Hoketsu não garantirá em Londres o rótulo de atleta mais velho a participar numa edição dos Jogos - só se participar nos Jogos do Rio, em 2016, feito em que não crê por a sua égua estar muito velha.

"Eu tenho noção do recorde, mas, sinceramente, acho muito difícil. Ela já estará com 19 anos. E é muito, muito difícil achar um cavalo que me leve", disse, às agências internacionais.

Um recorde antigo 

O mais antigo atleta olímpico de todos os tempos foi Oscar Swahn, norte-americano que participou dos Jogos Olímpicos de 1920 em Antuérpia quando tinha 72 anos de idade. Swahn foi medalhista de ouro na sua primeira Olimpíada em 1908 quando tinha 60 anos. Em 1912, ficou em quinto lugar na prova e o título foi ganho por Alfred Swahn, seu flho.