Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Portugueses no rasto de Parkinson

Envelhecimento Ativo

  • 333

Uma equipa de investigadores de Coimbra descobriu a principal causa da doença de Parkinson, associada ao envelhecimento

As mitocôndrias são as chamadas baterias das células, ou seja, o que lhes dá energia e alimenta o nosso organismo. Agora, uma equipa de investigadores portugueses da Universidade de Coimbra descobriu que a disfunção das mitocôndrias é responsável pelo aparecimento da doença de Parkinson.

Associada ao envelhecimento, a Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central. Este estudo demonstra, pela primeira vez, que a deficiência do tráfego entre as células é provocada pela disfunção das mitocôndrias dos doentes, contrariando várias outras teses científicas.

A descoberta, "infelizmente, não se traduz numa cura da doença a curto prazo", mas "fornece novas pistas importantes para o desenvolvimento de futuros fármacos ", disse à Lusa Sandra Morais Cardoso, líder do grupo de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra.

No entender da investigadora, a próxima etapa passa por perceber como é que esta disfunção leva à desestabilização do tráfego intracelular. A investigação foi realizada com base em células de doentes com Parkinson e desenvolvida nos últimos quatro anos.