Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Palavra de Sénior de Vasco Lourenço

Envelhecimento Ativo

  • 333

O presidente da Associação 25 de Abril fala-nos do envelhecimento

Gonçalo Rosa da Silva

Para o "Capitão de Abril", 70 anos, quem vive a vida não envelhece. 

 "Cada dia que passo, considero que "este já ninguém mo tira". Aproximo-me do fim? É um facto, mas é um facto que não é possível evitar. Não é conhecido um remédio para a morte, por isso desejamos que "quanto mais tarde melhor"! Mas, de que vale estar vivo se não saborearmos a vida? De que vale atingir uma idade avançada, se isso não significar uma vida plena, preenchida, vivida?

Quem vive a vida não envelhece! Por isso, procuro não me isolar, continuar activo, a participar na construção do futuro. Procurando, evidentemente, perceber que já não tenho capacidade para fazer o que fazia aos 20, aos 30 ou aos 50 anos...

Por isso, admirei Emídio Guerreiro e Fernando Valle, que nos deixaram aos 105 e 104 anos mas que se preocuparam com o futuro até ao fim. Por isso, admiro Edmundo Pedro que, com 94 anos, continua a "ir a todas...", como se de um jovem se tratasse.

Ao fazer 70 anos, senti que são 70 anos vividos, tive e tenho o sentimento de que não tenho passado em vão por este mundo. Até quando? Só desejo que possa viver a vida até ao último dia..."