Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Palavra de Sénior de José Manuel Esteves

Envelhecimento Ativo

  • 333

DR

Para o secretário-geral da AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal envelhecer "só depende de nós" 

"Desde o dia mais importante da nossa vida, o do nascimento, que envelhecemos. Física e mentalmente. Os dois dependem muito de nós, e até ao ultimo minuto, podemos e devemos, interferir positivamente, com a nossa vida, e com as vidas dos que nos rodeiam. Depende da nossa capacidade, da nossa dimensão, da nossa vontade e do nosso querer.

Uns têm mais saúde genética que outros. Contudo, sabemos que hoje, e cada vez mais no futuro, a ciência nos dá armas que nos permitem ultrapassar as expectativas, e as barreiras físicas, que ainda ontem eram frases feitas.

Assim, mais importante que envelhecer, desde o dia que nascemos, é crescer até ao dia que partimos. O crescimento físico é genético, e a nós só compete dar-lhe equilíbrio saudável, ao longo de toda a vida. Por isso, o crescimento mental é a chave do sucesso, ou do insucesso da nossa vida. E só depende de nós.

Com mais, ou menos, coeficiente de inteligência, podemos e devemos cultivar a nossa aprendizagem, a nossa cultura, a nossa visão de tudo o que nos rodeia, e termos vontade, e coragem, de interagir.

Se fizermos bem a nós próprios, estamos prontos a ser felizes, e fazer os outros felizes. O maior prazer da vida é fazer os outros felizes. Chama-se a isso: realização.

As mulheres e os homens têm que se realizar todos os dias, e mesmo que não o consigam, não podem desistir, e tentar, sempre sem desânimos. Cada novo dia, da nossa existência, é uma alvorada. Mesmo nos últimos dias, nos últimos momentos.

Se virmos um sorriso, promovido por nós, no rosto dos outros, estamos realizados.É bom crescer, e realizarmo-nos, todos os dias, até ao último.Só depende de nós."