Visão Solidária

Siga-nos nas redes

Perfil

Palavra de Sénior de Fernando de Pádua

Envelhecimento Ativo

  • 333

Cuidar dos sub 20 para que cheguem aos 120, vivos, ativos, alegres e saudáveis, este o lema deste médico cardiologista, de 85 anos

"O futuro está nas crianças - e é na infância que tudo começa e até aos 20 se consolida. Desde os hábitos dos futuros progenitores, aos cuidados perinatais, e desde as vacinas aos estilos de vida saudáveis, é nesses cinco, dez ou vinte anos, que tudo se decide: alimentação saudável, atividade física, limitação do álcool, evitar o tabaco e outras drogas, e beneficiar de ambientes biopsicossocial e cultural favoráveis são, pode dizer-se - as condições quase sinequanone para o segredo duma longa e saudável vida que a biologia diz ser possível até aos 120.

A vida adulta será muito mais fácil, mais produtiva, e mais realizada, em termos de saúde e bem-estar, se a tensão arterial e mais parâmetros como o índice de massa corporal, glicemia, lipidemia, e cintura ou massa muscular corresponderem a estilos de vida saudáveis, com alimentação e atividade física q. b., e sem tabaco, álcool ou droga, acompanhando a rede social criada, a profissão acertada, e os lazeres escolhidos.

E depois... não às reformas, permanecer ativo fazendo o que mais goste (e sempre quis fazer na vida) e mantenha todas as boas relações e as suas melhores opções - parafraseando J. Kennedy: dê mais anos à sua vida, e mais vida a esses anos conquistados.

Muitos escolhos poderão surgir no caminho, os perigos são infinitos, os azares acontecem, mas as boas possibilidades serão muitas mais se você acreditar e apostar em si! Como sempre digo, já la vão 60 anos: "a saúde é por demais importante para estar só na mão dos médicos - cada qual tem de aprender a tomar conta da sua!".

E perceba que está vivo, e que a atividade constante o mantem assim, a alegria e bem fazer o enriquecem, a si e a todos à sua volta, e a saúde foi o premio alcançado, nessa grande viagem da sua vida, porque pôde e soube fazê-la !!!

E saiba transmitir todo esse conhecimento aos seus "sub-vintezinhos"!!! "